Agora é que eu vou dizer tudo ...

17.5.03
Diga ?:


Não me venham com histórias ... Quem preparou a molhada para li(n)char o Assis, foi o Narciso.
Fátima riu-se às gargalhadas enquanto tomava "um chope bem gêládjinho" na Tijuca. Telefonou ao advogado (aquela espécie de personagem de novela do género doutor delegado) e ele recebeu os repórteres. Dirigindo-se às câmaras (coicidências perigosas ...), ameaçou : ELA VAI VOLTAR !
Entretanto, quem não volta de certeza é o deputado do PSD (ex-presidente da Câmara de Águeda) que está muito bem escondido atrás da imunidade parlamentar. Todos o vêm, mas ninguém lhe põe a mão. A AR vai passar a ser refúgio de criminosos ?
Cromwell disse um dia que " no Parlamento todos têm assento. " Profético !

Diga ?:


Cumpre-se a promessa : a mesquinhês nacional vai abanar !
Então não é que andam a dizer que há uma organização muito conhecida que vai receber um ENORME APOIO do governo ?! O espanto está em que é algo que tem a ver com a Cultura e onde, casualmente, está agora a trabalhar uma parente próxima de Margarida Uva. Isto é ou não é mesquinhês ? Não me disseram qual é a organização, mas pela história já lhe estou a tirar a fotografia ...


16.5.03
Diga ?:


João Aniceto Marmelo, presidente da Câmara de Vila Nova da Freita, está desaparecido. O seu carro ( um Mercedes SL 500 ) apareceu ontem estranhamente abandonado junto a Guilpães. O luxuoso automóvel estava de luzes acesas e ainda com uma K7 de Toy a tocar. Entre os bancos, caído, um saco azul. Na pequena povoação, comenta-se que Aniceto Marmelo era visto com frequência por ali, sobretudo desde que começou a acompanhar uma jovem brasileira que trabalhava num bar de alterne em Bragança. Lucineide, a jovem, também nunca mais foi vista.
Jorge Coelho, desta vez, e sem se engasgar, disse que "estava arrependido" do apoio dado a Marmelo. O mesmo não se dirá de Francisco Assis, que foi de novo sovado por militantes da concelhia da Freita.


15.5.03
Diga ?:


Eu sei que não faço parte do baralho dourado de Luís Delgado ( rima e é pecado ... ), mas ainda tenho esperança de vir a tornar-me na figura central de um dos seus artiguelhos. Ah ! Quem dera ... " Já leste ? ... O quê ? ... O artigo do Delgado ... Sobre ? ... Sobre ti ! ". Ah ! Como eu gostava de entrar na ficção do del(e)gado ...

Diga ?:


Registo, com agrado, os primeiros comentários incluidos neste blog. Mas garanto que mesmo perante o mais branco dos silêncios ... "Agora é que eu vou dizer tudo ...". É uma decisão inabalável ! Não é só José Carlos Soares a arrancar do fundo da sua asma o grito libertador : " A MIM NINGUÉM ME CALA ! ".


14.5.03
Diga ?:


É verdade. Já está. Mais um objectivo estratégico cumprido. Luís Nobre Guedes no Conselho Superior da Magistratura !
O ex-amigo, ex-presidente, ex-colega de partido, ex-o-raio-que-o-parta, MM, já falou numa fase muito difícil da vida de Nobre Guedes, durante a qual Paulo Portas nunca o abandonou. Já dizia S. Sebastião da Pedreira : " Não queiras pagar em dinheiro. Paga com um gesto certeiro. " .
Lá está ele, a garantir a inocência de S.Paulo ! Valha-nos Nossa Senhora ...

Diga ?:


" ... o actual ministro dos Estrangeiros alemão poderia vir a ser o novo MNE europeu. Como se não bastasse a desgraça que a Alemanha vive com os Verdes no Governo, ainda a Europa teria de aturar um fundamentalista retardado dos anos 60, desfasado da realidade e do tempo. Já basta o que basta." Quem escreveu isto, quem foi ? Quem podia ser ! Claro, o retardado de todos os tempos ( e não só dos anos 60 ) chamado Luís Delgado. Cheio de saudades dos Chicago Boys, "ai que bom que é o mercado a regular tudo" desde que eu esteja por cima ... O verdadeiro animal ( este está muito mais vezes na TV do que o Fernando ), assim que apanhou no poder os seus queridos amigos da iniciativa privada, foi apanhar um "taxo" ... pago pelo ESTADO ! É muito congruente ! Bem dizia o guitarrista dos " Atomic Animals in Dirty Shirts " : " I HATE THE DELGADOS ! Fuck-off ... ".

Diga ?:


A propósito das polémicas à volta da Coimbra-2003, Capital Nacional da Cultura.
Quem é o deputado social-democrata ( cof cof ... que me engasgei ... ) chamado Miguel Coleta ? E esse monstro da cultura nacional que dá pelo nome de Celeste Amaro e que é, SÓ, a delegada regional do Ministério da Cultura ? Quem é esta gente ? Então acham a programação provinciana ? Pois é. Fazem falta nomes sonantes da cultura local como André Sardet, o mágico Matos e, quem sabe, a top-model of the world, Diana. Pois se até Almeida Santos chorou não terem sido incluídos numa colectânea literária, nomes que são de Coimbra como o é o rio Mondego ! Daí até à "fretista" do Expresso, Rosa Pedroso Lima, ter dito na última edição do que se transformou num porta-encartes, que Manuel Alegre e Miguel Torga são naturais de Coimbra, foi um pequeno salto. Muito bem observado. Toda a gente sabe que Alegre nasceu no bairro de Águeda e Torga no de S. Martinho de Anta, que ficam ambos na grande zona metropolitana de Coimbra. No caso de Torga, as fronteiras de Coimbra foram mesmo ampliadíssimas até uns 200 e tal km a norte.
A verdade aqui é que também ninguém se lembrou de incluir uma única linha de Domitília Gomes, esta sim, genuína coimbrã, salatina, que escreveu, com grande dificuldade em 1929, a verdadeira única linha da vida dela : Domitília Gomes, no Bilhete de Identidade. Ora isto não é injusto ? Já dizia Afonso de Gomide, vulto obscuro da cultura coimbrã que foi companheiro de quarto de Cervantes : " Em minha casa, todos desconfiam de mim. ".


13.5.03
Diga ?:


Mariana de Lourdes foi uma ( muito mal conhecida ) poetisa portuguesa do século XIX. É muito recente a descoberta de manuscritos desta mulher de um cobrador de impostos do Alto Minho. Na época da crise que ficou conhecida por "Maria da Fonte", Mariana detestava as mulherzinhas do Norte que enfrentavam os enviados da Coroa que exigiam o dinheiro ao povo. Por outro lado, tinha um enorme fascínio pela marcha dos revoltosos. Sonhava com a conquista de Lisboa. Escrevia belos poemas heróicos à Patuleia. Nada mais a propósito, quando se pretende entender o que faz correr Ferreira Leite.


12.5.03
Diga ?:


Esta é a véspera do 13 de Maio. Em Fátima já estão os peregrinos que este ano conseguiram sobreviver aos ataques dos camionistas. Diz-se que havia um engenhoso processo de arremeter sobre os grupos que bordejavam a EN.1. Passava um camionista e confirmava que eram peregrinos. Por telemóvel ligava para o colega que vinha noutro camião mais atrás e ... ZÁS ... era certo e sabido que mais à frente havia um "chega para lá" aos pobres coitados.
O pároco de Alcarins foi o primeiro a detectar tal marosca. Não perdeu tempo. Colocou-se no meio da estrada e gritou para o trânsito : " Bestas apocalípticas ... recuai ". Levou uma panada que o fez logo aterrar directamente na esplanada do " Refúgio do Lopes ". Com três costelas partidas ainda dizia, sabiamente, que " S. Clemente falava verdade ... ".
E assim foi. O nosso pároco deve ter lido a 2ª Encíclica, pois é verdade que o Papa Clemente X, quando regressou de Avignon, e perante as notícias que vinham de Constantinopla, exclamou às portas de Roma : " A verdadeira Fé não se explica. Sente-se !"


11.5.03
Diga ?:


Apoio a fuga de Fátima para o Brasil. Só se fosse parva é que não o fazia. Alguém, em seu perfeito juízo, está disponível para ficar preso preventivamente à espera que arranjem provas contra si para levar a julgamento ?

Diga ?:


Alberto João Jardim teve uma altercação na sede do Governo Regional da Madeira. Depois da gritaria que se ouviu na Calheta, escarrou ( é o termo ... ) três charutos cubanos que tinha trincado. Motivo de tudo : Alberto João não gostou de insinuações que passaram veladas por umas graçolas de assessores. Fátima Felgueiras não está nas imensas fazendas que ele tem no Brasil.

Diga ?:


A grande dificuldade em entender o discurso metonímico da comunidade xiita da zona de Al-karabi, explica-se porque as mulheres com mais de 30 anos não podem utilizar palavras "jaahidi". Isto configura uma particular interpretação dos ensinamentos corânicos.
Mas se esta é uma questão pacífica entre a comunidade científica, o mesmo não se pode dizer da planificação do regadio das planícies do sul do Malawi. Em fotos tiradas por satélites da NASA, vê-se perfeitamente que o milho fica sempre do lado direito.

Diga ?:


O sociólogo columbiano Patrício Galpole afirma-o desde os anos 80. " O mundo corre para a destruição ... e eu para o WC ! ".
Não se trata de uma observação escatológica, é a pura verdade. O senhor tem problemas intestinais.

Diga ?:


TAU ! Grande bolacha que deram lá em baixo no cruzamento ! Vou ver.
Foi um táxi suíço ...
Um táxi suíço ? Esperem lá ...
Lá está o Isaltino com aquele chapelinho que lhe fica tão bem ... e de charuto na boca. Diz que vinha da Avenida de Berna. O azar é que o outro carro está cheio de cabo-verdeanos ! ...

Diga ?:


Vou dormir. Quando estacionei o carrão, vi a Margarida Rebelo Pinto entalada numa porta. Está gorda que nem uma porca.
Desculpem, desculpem, enganei-me. Era a Martins. A outra encontrei-a depois do jantar à porta do Continente toda chateada por não lhe terem dito quantos quilos de livros dela tinham vendido durante o dia. O gerente dizia : " Ó doutora, é muito subjectivo." E ela, logo muito abrupta : " A puta da subjectividade ! ".

Diga ?:


Já é dia. Arranquei. Cruzei-me com o Herman José. Vinha de levar a injecção de Botex, porque amanhã (logo !) tem programa.

Diga ?:


Estou dentro de um Porche Carrera de 1963. Envio este post através do sistema wireless que aplicaram ao meu laptop. Isto é fascinante. Sempre me distraio enquanto vigio a moradia do Carlos Cruz. O editor recomendou-me que não saísse daqui antes das 6 da manhã. Está quase. Há bocado ouvi um chapinhar na piscina. Fui a correr com a câmara preparada, convencido que era um puto. Era uma gaivota. E não é que encontrei no carro uma velha K7 com a música do Fernão Capelo Gaivota ? Deu-me cá um arrepio ...

Diga ?:


" A verdade está no sol. Não está no gongue que soa. " Isto foi escrito no século IV, por um monge escalpiano que apenas se sabe ter-se chamado Wong Li Po. 200 anos depois, esse colosso que foi Wu-ti Pau, embora sendo um senhor da guerra, diz-se que tinha a maior colecção de piriquitos do Tibete. Quando lhe disseram o pensamento sábio de Wong Li Po, chorou e libertou os piriquitos. Vem isto a propósito, como já devem ter reparado, do apagamento progressivo que Celeste Cardona tem cultivado. Outro dia, à hora da bica, ouvi-a distintamente, encostada ao balcão do bar do ministério a dizer para o director da PJ : " Você já leu a história de Wong Li Po ? " Depois afastou-se sorridente e o outro ficou com aquele ar vago que lhe é peculiar. Virou-se para o barman e pediu : " Um Li Po abatanado ... fresco."

Diga ?:


Não, também não garanto que seja o Pulido Valente.
Nem tão pouco o Freud e o Maquiavel.
Quem ? ... Não. A Bibá Pitta não sou.

Diga ?:


Não confirmo, nem desminto, que eu seja o Marcelo Rebelo de Sousa. Nem sempre se sobrevive a mergulhos em rios poluídos !

Diga ?:


Kastan Morolov, como sabem, dedicou 25 anos da sua vida a estudar a refracção da luz azul através dos cabelos de politólogos. Pode parecer bizarro, mas foi assim. Um belo dia, conta-se, estava o bom do Kastan a registar metodicamente os reflexos das crominâncias naqueles velhos aparelhos que funcionavam ainda com tinta, e salta-lhe uma pipoca para os olhos. Primeiro ficou um bocado espantado, mas logo se deitou às gargalhadas a dizer : "Krol Krol Krol". O assistente, o mais tarde célebre Adrian Krol, correu para o laboratório e, preocupado, tentou saber o que se passava. E diz-lhe Morolov, do alto da sua imensa sabedoria : "Não tente perceber, não tente perceber !". Ora é precisamente isto que se deve fazer perante situações semelhantes. Mas há ainda quem queira entender. E tudo isto vem a propósito, como justamente já perceberam, dos editoriais escritos por José Manuel Fernandes no Público.

Diga ?:


Esse cromo, verdadeiro representante do novo Portugal, chamado Santana Lopes, para além de ter sido um péssimo aluno na Faculdade de Direito, vive da política (não para a política). Agora, permite que a CM de Lisboa ande em estado de depressão colectiva, com os boys-laranja a lançar o terror. Do género : " Até amanhã ó Costa. Quer dizer ... se amanhã você ainda for funcionário da Câmara ! ...". Santana, é um parolo disfarçado de "queque". O problema é quando se exalta e a voz lhe sobe de tom, com uma derrapagem para o lamento, saindo-lhe isto : " É MINTIRA ! ".

Diga ?:


Juro-vos que é verdade. A primeira vez que vi ( e ouvi ) o Louçã, julguei que era um jesuíta ! Já o Paulo Portas é, sem dúvida, um frade libidinoso. Põe os olhos em alvo e geme : " Ai minha Nossa Senhora " !!!
Mas isto é país que se mostre às crianças ?!

Diga ?:


Ferro Rodrigues vai à Clínica Francesa fazer uma cura para tirar o papo. Está excessivo ! Dizem que ele anda de papo cheio e têm razão. O homem está feiote e pesadão, mas Ferreira Leite consegue ser ainda mais feia ! O que se há-de fazer ?

Diga ?:


Eu sei quem é o ministro que andou metido com a Sónia Frazão. Não sei é quem é ela !

Diga ?:


A maior interrogação que se põe à Nação é, neste momento, saber qual a diferença entre o PSD e o PP ?
Para mim, a inquietação é maior. Ao que vem Pacheco Pereira, quando entra na blogosfera ? Aquela rábula do artigo do Público por antecipação, foi patética. Eu acho o PP um bocado estranho. Já o vi vezes de mais a defender causas que qualquer homem inteligente não pode defender. Mas ele é-o (inteligente). Então como é que isto se resolve ? Sei que o Graça Moura ficou eternamente a pagar uns favores que lhe fizeram, quando se meteu numas trapalhadas aquando da Expo-Sevilha 92. Mas o PP ... ?

Diga ?:


O nosso Sérgio sempre dizia : "A República não termina em Leiria."
O que quereria dizer ele com isto ? Um dos fundamentos da Teoria da Relatividade é mesmo esse : tudo é relativo.
Nem a verdade é uma só. Por exemplo, para mim, Durão Barroso é como um comandante de navio que não sabe onde fica o norte, mas que gosta de se passear pelo convés, na sua bela farda de comandante, sorrindo para os passageiros e acenando levemente aos tripulantes. Trata-se de um caso de "gongonismo" - de gongónico - estado crepuscular de símios chineses que foi detectado, como sabem, pelo antropólogo Lassin Jespére quando explorava as montanhas setentrionais chinesas, onde não há macacos, mas ele garante que os encontrou. Pergunto-me porquê ?

Diga ?:


Agora é que eu vou dizer tudo. Preparem-se.
Agora é que a mesquinhês nacional vai abanar.
É certo que tudo ficará mais ou menos na mesma, mas uma das características do país-pasmado é mesmo essa : tudo sempre mais ou menos na mesma.

Como diria o grande James Wollote, nessa magnífica obra, pujante de sabedoria : " Este é o cosmos. Um ponto que aponta. "


Home