Agora é que eu vou dizer tudo ...

17.5.03
Diga ?:


Não me venham com histórias ... Quem preparou a molhada para li(n)char o Assis, foi o Narciso.
Fátima riu-se às gargalhadas enquanto tomava "um chope bem gêládjinho" na Tijuca. Telefonou ao advogado (aquela espécie de personagem de novela do género doutor delegado) e ele recebeu os repórteres. Dirigindo-se às câmaras (coicidências perigosas ...), ameaçou : ELA VAI VOLTAR !
Entretanto, quem não volta de certeza é o deputado do PSD (ex-presidente da Câmara de Águeda) que está muito bem escondido atrás da imunidade parlamentar. Todos o vêm, mas ninguém lhe põe a mão. A AR vai passar a ser refúgio de criminosos ?
Cromwell disse um dia que " no Parlamento todos têm assento. " Profético !

Diga ?:


Cumpre-se a promessa : a mesquinhês nacional vai abanar !
Então não é que andam a dizer que há uma organização muito conhecida que vai receber um ENORME APOIO do governo ?! O espanto está em que é algo que tem a ver com a Cultura e onde, casualmente, está agora a trabalhar uma parente próxima de Margarida Uva. Isto é ou não é mesquinhês ? Não me disseram qual é a organização, mas pela história já lhe estou a tirar a fotografia ...


16.5.03
Diga ?:


João Aniceto Marmelo, presidente da Câmara de Vila Nova da Freita, está desaparecido. O seu carro ( um Mercedes SL 500 ) apareceu ontem estranhamente abandonado junto a Guilpães. O luxuoso automóvel estava de luzes acesas e ainda com uma K7 de Toy a tocar. Entre os bancos, caído, um saco azul. Na pequena povoação, comenta-se que Aniceto Marmelo era visto com frequência por ali, sobretudo desde que começou a acompanhar uma jovem brasileira que trabalhava num bar de alterne em Bragança. Lucineide, a jovem, também nunca mais foi vista.
Jorge Coelho, desta vez, e sem se engasgar, disse que "estava arrependido" do apoio dado a Marmelo. O mesmo não se dirá de Francisco Assis, que foi de novo sovado por militantes da concelhia da Freita.


15.5.03
Diga ?:


Eu sei que não faço parte do baralho dourado de Luís Delgado ( rima e é pecado ... ), mas ainda tenho esperança de vir a tornar-me na figura central de um dos seus artiguelhos. Ah ! Quem dera ... " Já leste ? ... O quê ? ... O artigo do Delgado ... Sobre ? ... Sobre ti ! ". Ah ! Como eu gostava de entrar na ficção do del(e)gado ...

Diga ?:


Registo, com agrado, os primeiros comentários incluidos neste blog. Mas garanto que mesmo perante o mais branco dos silêncios ... "Agora é que eu vou dizer tudo ...". É uma decisão inabalável ! Não é só José Carlos Soares a arrancar do fundo da sua asma o grito libertador : " A MIM NINGUÉM ME CALA ! ".


14.5.03
Diga ?:


É verdade. Já está. Mais um objectivo estratégico cumprido. Luís Nobre Guedes no Conselho Superior da Magistratura !
O ex-amigo, ex-presidente, ex-colega de partido, ex-o-raio-que-o-parta, MM, já falou numa fase muito difícil da vida de Nobre Guedes, durante a qual Paulo Portas nunca o abandonou. Já dizia S. Sebastião da Pedreira : " Não queiras pagar em dinheiro. Paga com um gesto certeiro. " .
Lá está ele, a garantir a inocência de S.Paulo ! Valha-nos Nossa Senhora ...

Diga ?:


" ... o actual ministro dos Estrangeiros alemão poderia vir a ser o novo MNE europeu. Como se não bastasse a desgraça que a Alemanha vive com os Verdes no Governo, ainda a Europa teria de aturar um fundamentalista retardado dos anos 60, desfasado da realidade e do tempo. Já basta o que basta." Quem escreveu isto, quem foi ? Quem podia ser ! Claro, o retardado de todos os tempos ( e não só dos anos 60 ) chamado Luís Delgado. Cheio de saudades dos Chicago Boys, "ai que bom que é o mercado a regular tudo" desde que eu esteja por cima ... O verdadeiro animal ( este está muito mais vezes na TV do que o Fernando ), assim que apanhou no poder os seus queridos amigos da iniciativa privada, foi apanhar um "taxo" ... pago pelo ESTADO ! É muito congruente ! Bem dizia o guitarrista dos " Atomic Animals in Dirty Shirts " : " I HATE THE DELGADOS ! Fuck-off ... ".

Diga ?:


A propósito das polémicas à volta da Coimbra-2003, Capital Nacional da Cultura.
Quem é o deputado social-democrata ( cof cof ... que me engasgei ... ) chamado Miguel Coleta ? E esse monstro da cultura nacional que dá pelo nome de Celeste Amaro e que é, SÓ, a delegada regional do Ministério da Cultura ? Quem é esta gente ? Então acham a programação provinciana ? Pois é. Fazem falta nomes sonantes da cultura local como André Sardet, o mágico Matos e, quem sabe, a top-model of the world, Diana. Pois se até Almeida Santos chorou não terem sido incluídos numa colectânea literária, nomes que são de Coimbra como o é o rio Mondego ! Daí até à "fretista" do Expresso, Rosa Pedroso Lima, ter dito na última edição do que se transformou num porta-encartes, que Manuel Alegre e Miguel Torga são naturais de Coimbra, foi um pequeno salto. Muito bem observado. Toda a gente sabe que Alegre nasceu no bairro de Águeda e Torga no de S. Martinho de Anta, que ficam ambos na grande zona metropolitana de Coimbra. No caso de Torga, as fronteiras de Coimbra foram mesmo ampliadíssimas até uns 200 e tal km a norte.
A verdade aqui é que também ninguém se lembrou de incluir uma única linha de Domitília Gomes, esta sim, genuína coimbrã, salatina, que escreveu, com grande dificuldade em 1929, a verdadeira única linha da vida dela : Domitília Gomes, no Bilhete de Identidade. Ora isto não é injusto ? Já dizia Afonso de Gomide, vulto obscuro da cultura coimbrã que foi companheiro de quarto de Cervantes : " Em minha casa, todos desconfiam de mim. ".


13.5.03
Diga ?:


Mariana de Lourdes foi uma ( muito mal conhecida ) poetisa portuguesa do século XIX. É muito recente a descoberta de manuscritos desta mulher de um cobrador de impostos do Alto Minho. Na época da crise que ficou conhecida por "Maria da Fonte", Mariana detestava as mulherzinhas do Norte que enfrentavam os enviados da Coroa que exigiam o dinheiro ao povo. Por outro lado, tinha um enorme fascínio pela marcha dos revoltosos. Sonhava com a conquista de Lisboa. Escrevia belos poemas heróicos à Patuleia. Nada mais a propósito, quando se pretende entender o que faz correr Ferreira Leite.


12.5.03
Diga ?:


Esta é a véspera do 13 de Maio. Em Fátima já estão os peregrinos que este ano conseguiram sobreviver aos ataques dos camionistas. Diz-se que havia um engenhoso processo de arremeter sobre os grupos que bordejavam a EN.1. Passava um camionista e confirmava que eram peregrinos. Por telemóvel ligava para o colega que vinha noutro camião mais atrás e ... ZÁS ... era certo e sabido que mais à frente havia um "chega para lá" aos pobres coitados.
O pároco de Alcarins foi o primeiro a detectar tal marosca. Não perdeu tempo. Colocou-se no meio da estrada e gritou para o trânsito : " Bestas apocalípticas ... recuai ". Levou uma panada que o fez logo aterrar directamente na esplanada do " Refúgio do Lopes ". Com três costelas partidas ainda dizia, sabiamente, que " S. Clemente falava verdade ... ".
E assim foi. O nosso pároco deve ter lido a 2ª Encíclica, pois é verdade que o Papa Clemente X, quando regressou de Avignon, e perante as notícias que vinham de Constantinopla, exclamou às portas de Roma : " A verdadeira Fé não se explica. Sente-se !"


Home